quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Formação Humana e Cristã



A missão salesiana baseia-se num projeto educativo-pastoral que visa a formação integral dos educandos. Neste sentido, o colégio Dom Bosco faz pastoral favorecendo ao aluno auxiliando no seu próprio desenvolvimento.

Assim o projeto educativo-pastoral de Dom Bosco fundamenta-se na razão, religião e carinho. Deste modo, nosso colégio, por meio da Pastoral discute e reflete, através dos “Bom Dias/Boa Tardes”, brincadeiras, celebrações, teatros, músicas etc, temas da igreja e da sociedade, de maneira transversal, o que perpassa também o Regimento Escolar, a Proposta Pedagógica e no Plano Escolar. Tendo algumas ações pedagógica como prioridades, o qual divide-se dimensões principais, apresentadas abaixo.

A dimensão da personalização trata da construção da personalidade do educando favorecendo de forma gradativa um amadurecimento da relação consigo mesmo, com os outros e com Deus.

A dimensão de integração aborda o relacionamento interpessoal, propiciando a convivência comunitária, o conhecimento mútuo e o respeito das diferenças. A dimensão sóciopolítica permite o desenvolvimento da consciência critica diante dos grandes problemas sociais e favorece a descoberta dos direitos e o compromisso com os deveres.

A dimensão teológica aprofunda a relação com Deus e a Igreja, potencializando os valores humanos na ótica cristã e salesiana.

A dimensão vocacional favorece no colégio a criação de uma cultura vocacional de modo que os jovens descubram a vida como vocação.

Assim estas dimensões estão explicitas nos projetos e ações pastorais, favorecendo a oportunidade de formação humana e cristã aos educandos.

Acesse também http://www.dombosco.br/, Todas as fotos no Facebook e siga-nos no Twitter.

P. Luis Fabiano,
Felix Fernando Siriani e Mabila Biaggi
Equipe Pastoral
Colégio Salesiano Dom Bosco Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário