Pastoral do Colégio Dom Bosco Americana

Pastoral Juvenil Salesiana


A pastoral é a ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação num grupo humano que vive num tempo e num espaço determinados. Tem, pois, duas referências essenciais: Jesus Cristo, vivo e presente na Igreja, e o grupo humano concreto, com sua realidade social e cultural.

A Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) insere-se nessa ação eclesial para enriquecê-la com o dom do carisma salesiano e encarná-la no mundo juvenil. Desse modo, é a nossa forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a espiritualidade e o Sistema Preventivo de Dom Bosco, a serviço da missão evangelizadora da Igreja.

" (Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana . São Paulo: Editora Salesiana, 2005, pp. 28-35). A Pastoral visa colaborar para a construção de um ambiente educativo e evangelizador, no qual o jovem possa experimentar Jesus Cristo no cotidiano de sua vida.

Para isso, ela atua em cinco seguimentos com diversos projetos:

DESENVOLVIMENTO

A Pastoral atuará com diversos projetos em cinco seguimentos:

SEGUIMENTO FORMAÇÃO

Objetivo: proporcionar momentos de formação salesiana e espiritual para a comunidade educativa e pais.

Bom dia e Boa tarde

Objetivo: Iniciar as atividades diárias com uma breve oração, leitura do evangelho do dia ou mensagem que transmita os valores evangélicos.

Dia de Formação (DDF)

Objetivo: Criar espaço de reflexão fora de sala de aula, favorecendo a formação humano-cristã e o pensamento crítico.

Formação com professores e funcionários administrativos

Objetivo: Refletir e estudar temas de espiritualidade e salesianidade, mantendo o espírito salesiano vivo e inflamado entre os educadores de nossa escola

Formação com pais

Objetivo: Proporcionar um espaço de reflexão para os pais sobre temas ligados a educação, a espiritualidade e a vida cotidiana.

Seguimento Articulação da Juventude Salesiana (AJS)

Objetivo: favorecer o associacionismo, maneira muito utilizada por Dom Bosco para educar a juventude, articulando os diversos grupos existentes dentro da Obra Salesiana de Americana.

Equipe missionária

Objetivo: Desenvolver nos adolescentes e jovens o espírito de convivência, de solidariedade, de vivência cristã e missionária, criando um espaço permanente de educação à fé. No mês de julho, os jovens pertencentes a este grupo, dedicam uma semana de suas férias para a evangelização e ações voluntárias de uma comunidade, normalmente rural, de uma cidade do estado de São Paulo.

PJE (Pastoral da Juventude Estudantil)

Objetivo: Despertar e formar lideranças; aumentar a amizade entre os alunos, promovendo uma educação (formação) que atenda todas as dimensões da vida do estudante.

Clubinho Dom Bosco

Objetivo: Desenvolver nas crianças o espírito Salesiano, iniciando, assim, sua caminhada nas atividades da pastoral e promovendo a interação dos alunos através de dinâmicas e reflexões.

Voluntariado

Objetivo: Educar o jovem para a cidadania, amadurecendo a generosidade através da experiência com outras realidades sociais.

Representantes de sala

Objetivo: Criar espaço de reflexão e ação para os estudantes que se destacam na liderança da sala.

Seguimento Animação Vocacional

Objetivo: ajudar o jovem a elaborar o seu projeto de vida e fazer o discernimento vocacional, ponderando a vontade de Deus nos seus planos futuros.

Mês vocacional – Agosto

Objetivo: Refletir sobre o que é vocação, ampliando os horizontes dos alunos para que percebam os diversos caminhos possíveis para seguir a Deus.

Semana das profissões

Objetivo: Colaborar na semana das profissões, já existente para o Ensino Médio, com palestra sobre vocação religiosa e sacerdotal.

Seguimento Litúrgico

Objetivo: promover celebrações e atividades que acompanhem o calendário litúrgico da Igreja.

Celebrações

Objetivo: Promover celebrações de cinzas, de páscoa, de Maria, de Dom Bosco, da Bíblia, acompanhando assim o calendário litúrgico.

Auxiliadora peregrina – mês de maio

Objetivo: Envolver as famílias na oração acompanhadas por Maria, propagando a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.

Missa das famílias

Objetivo: Proporcionar um espaço de oração para as famílias de nossa comunidade educativa.

Confissões

Objetivo: Proporcionar o sacramento da confissão para os alunos no tempo da quaresma.

Seguimento Presença de Pátio

Celebrações: ser presença, no estilo salesiano, em meio aos educandos durante os intervalos.

Assistência-Presença

Objetivo: Estar junto aos educandos nos momentos de intervalo, sendo para eles referência amiga e acolhedora, no estilo salesiano, tendo Dom Bosco por modelo.

Brincadeiras dirigidas

Objetivo: Proporcionar para os alunos do Ensino Fundamental I brincadeiras dirigidas e campeonatos durante os intervalos.