quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Devoção Mariana



O carisma Salesiano é caracterizado por sua forte devoção Mariana, por inúmeros fatos, que marcaram a vida de Dom Bosco e de seus seguidores. Mamãe Margarida, ensinou a seus filhos (Antônio, José e João Bosco) a importância de se rezar para Maria e entregar a ela toda sua vida, ou seja, Nossa Senhora esteve presente e próxima a Dom Bosco desde a sua infância, no seio de sua família.

A devoção Mariana de Dom Bosco é marcada profundamente pelo sonho dos nove anos. Neste sonho Jesus entrega sua mãe, Maria, como mestra a Joãozinho Bosco. Ela como guia e mestra haveria de auxiliar o jovem menino que, a partir do sonho, decidiu tornar-se padre para evangelizar os jovens. Para Dom Bosco, portanto, a virgem Maria foi sempre a “Auxiliadora”, e foi com esse título que o “pai e mestre” da juventude espalhou pelo mundo a devoção a Nossa Senhora.

Entretanto, muitos se perguntam por que existem tantos títulos para Nossa Senhora, crendo muitas vezes que existem inúmeras “nossas senhoras”, como Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora de Fátima... Porém, Maria é única, Ela é a mãe de Jesus e a nossa Mãe.

A devoção à Maria está presente nas mais diversas culturas e povos e seus títulos representam os lugares em que Ela apareceu, como Lourdes, na França; Fátima, em Portugal; em Guadalupe, no México, e tantos outros lugares, ou ainda, suas qualidades, como Mãe do Bom Conselho, Nossa Senhora do Sorriso, Mãe da Divina Graça, Nossa Senhora Auxiliadora etc. Assim Maria é no fundo “mãe da humanidade”, mãe da diversidade das várias culturas e povos. Assim como nas Bodas em Caná da Galiléia (cf. Jo 2,1-12), Ela está sempre pronta a interceder por nós junto ao seu filho Jesus, para nossa vida seja repleta de alegria e festa.

Acesse também http://www.dombosco.br/, Todas as fotos no Facebook e siga-nos no Twitter.

P. Luis Fabiano,
Mabila Biaggi e Felix Fernando Siriani
Equipe Pastoral
Colégio Salesiano Dom Bosco Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário