quinta-feira, 14 de outubro de 2010

12 de Outubro

Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.




História da Imagem:


Em 1717, chegou à cidade de Guaratinguetá a noticia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida, governador da Capitania de São Paulo e Minas, iria passar pela cidade.


Alguns pescadores (Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves) com o desejo de oferecer ao Conde o melhor pescado que já vira, lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas em vão, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, no dia 12 de Outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora sem a cabeça, em nova tentativa apanhou a cabeça. Daí em diante, os peixes chegaram com fartura.

Durante os próximos 15 anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar, a devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário